quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Conceito Neuroevolutivo Bobath

Olá, pessoal! Nesse post vou falar um pouquinho do Conceito Neuroevolutivo Bobath. Em um futuro segundo post vou trazer evidências do Bobath discutindo alguns artigos científicos.

Na década de 40, os alemães Berta Bobath (fisioterapeuta) e o seu esposo Karl Bobath (neuropediatra) desenvolveram um conceito que é utilizado até hoje no tratamento de crianças com paralisia cerebral e em algumas desordens neurológicas.  Juntos esse casal viajou todo o mundo a fim de ensinar e deflagrar a técnica criada. Eles receberam diversos prêmios e honras pelo seu trabalho inédito e inovador. Faleceram no ano de 1991 (BOBATH CENTRE, 2013).


O conceito do tratamento neuroevolutivo bobath é baseado no reconhecimento da importância de dois fatores:


1. A interferência na maturação normal do cérebro pela lesão, levando ao atraso ou à interrupção de alguns ou de todos os aspectos do desenvolvimento.

2. A presença de padrões anormais da postura e do movimento resultantes do tônus postural anormal.

É importante ressaltar que o Conceito bobath foi influenciado pelo FNP (Kabat) pela perceptível importância da estimulação proprioceptiva para o aumento do tônus, mas com resistências a outros princípios dessa técnica. O método Rood também foi um influenciador, principalmente pela ênfase na estimulação tátil.
Em linhas gerais, o conceito bobath leva em consideração a compreensão do desenvolvimento normal utilizando canais perceptivos e somatossensoriais para facilitar movimentos e posturas que aumentarão a qualidade da função (BOBATH, 1980).

Alguns utensílios podem ser utilizados para facilitar o manuseio e proporcionar outras posturas. O mais famoso deles, certamente, é a bola de bobath, mas rolos, espelhos e feijão podem ajudar o terapeuta em seu manuseio.

Tendo em vista que um dos objetivos do bobath é modificar os padrões de tônus postural anormal e facilitar padrões motores mais normais como uma preparação para uma variedade de habilidades funcionais, e pensando em uma criança com paralisia cerebral, essa técnica deve ser ajustada às necessidades individuais da criança. Um dos principais problemas de uma criança PC é a coordenação anormal da ação muscular, isto é, uma padronização anormal da função muscular. Isto resulta principalmente numa pobreza da função e dos padrões motores, do que numa fraqueza dos próprios músculos. Portanto, no tratamento, a ênfase é dada à modificação dos padrões anormais da postura e dos movimentos e na estimulação/ facilitação da maior variedade possível de padrões motores básicos e inatos, tais como controle de cabeça, apoio do braço, reações de equilíbrio, entre outras (KLIMONT, 2001).


O curso neuroevolutivo bobath básico aborda diversos aspectos da paralisia cerebral, aspectos introdutórios da doença, intervenções cirúrgicas, prescrição de órteses, discussão de casos e bastante manuseio, é logico. É um investimento muito bom para os profissionais que pretendem trabalhar ou se interessam muito pela área de reabilitação neuropediátrica.


Referências:

1 - Bobath Centre: http://www.bobath.org.uk/index.php 

2 - BOBATH, K. A neurophysiological basis for the treatment of cerebral palsy. Clinics in Development Medicine. 1980: 75.

3 - KLIMONT, L. Principles of Bobath Neuro-development Therapy in Cerebral Palsy. Ortop Traumatol Rehabil. 2001; 3 (4): 527-30 

4 - European Bobath Tutors' Association: http://www.bobath-ndt.com/links.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário