Como havia esclarecido, residência é uma modalidade de ensino, e por este motivo não
apresenta apenas carga horária prática. Os Programas de Residência
Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde devem ser
desenvolvidos com 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas
e com 20% sob forma de atividades teóricas ou teórico-práticas.
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teórico complementares.
Atividades teóricas são aquelas cuja aprendizagem
se desenvolve por meio de estudos individuais e em grupo, em que o Profissional
da Saúde Residente conta, formalmente, com a orientação de docentes, preceptores
ou convidados, visando à aquisição de conhecimentos teóricos e técnicos que
possibilitem a elaboração de modelos.
Enquanto atividades teórico-práticas são
aquelas em que se faz a discussão sobre a aplicação do conteúdo teórico em
situações práticas, com a orientação de docente, preceptor ou convidado, por
meio de simulação em laboratórios e em ambientes virtuais de aprendizagem e
análise de casos clínicos ou de ações de prática coletiva.
As atividades teóricas, teórico-práticas e
práticas devem necessariamente incluir, além do conteúdo especifico voltado
à(s) área(s) de concentração e área(s) profissional(is) a que se refere(m) o(s)
programa(s), temas relacionados à bioética, ética profissional, metodologia
científica, epidemiologia, estatística, políticas públicas de saúde e ao
Sistema Único de Saúde. E para que isto seja possível a instituição deverá ter
estrutura, equipamento e organização necessários ao bom desenvolvimento dos
programas de Residência.
Na avaliação periódica do Médico Residente
serão utilizadas as modalidades de prova escrita, oral, prática ou de
desempenho por escala de atitudes, que incluam atributos tais como: comportamento
ético, relacionamento com a equipe de saúde e com o paciente, interesse pelas atividades
e outros. Além disso, fica a critério da instituição exigir monografia e/ou
apresentação ou publicação de artigo científico ao final do treinamento.
Enquanto nos outros programas a avaliação do
desempenho do residente deverá ter caráter formativo e somativo, com utilização
de instrumentos que contemplem os atributos cognitivos, atitudinais e
psicomotores estabelecidos pela Comissão de Residência Multiprofissional
(COREMU) da instituição. E ao final do treinamento, o Profissional de Saúde
Residente deverá apresentar, individualmente, uma monografia ou um artigo
científico.
A promoção do Residente para o ano seguinte,
bem como a obtenção do certificado de conclusão do programa, depende de:
I - cumprimento integral da
carga horária prática do programa;
II - cumprimento de um
mínimo de 85% da carga horária teórica e teórico-prática (apenas nos programas
de Residência Multiprofissional em Saúde e de Residência em Área Profissional
da Saúde);
III - aprovação obtida por
meio de valores ou critérios obtidos pelos resultados das avaliações realizadas
durante o ano, com nota mínima definida no Regimento Interno da Comissão
correspondente.
Estes foram alguns esclarecimentos sobre o
funcionamento diário dos Programas de Residência, ficando claro que, apesar de
se caracterizar como treinamento em serviço, também visa a formação teórica de
seus profissionais. Para que isto seja possível é necessário haver fiscalização
frequente das Comissões responsáveis pelos Programas de Residência, bem como as
coordenações responsáveis cumprirem com suas funções e deveres, para uma
formação capacitada e completa de seus residentes.
Referências:
1 - Comissão Nacional de
Residência Médica (CNRM). RESOLUÇÃO CNRM Nº 02 /2006, de 17 de maio de 2006.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/resolucao02_2006.pdf>. Acesso em: 09 jul 2013.
2 - Comissão Nacional de
Residência Multiprofissional em Saúde. RESOLUÇÃO Nº. 2, de 2 de maio de 2010.
Disponível em: <ufjf.br/huresidencias/files/2011/05/RESOLU%C3%87%C3 %83O-N-2-E-3-DE-2-DE-MAIO-DE-2010.pdf>. Acesso em: 09 jul 2013.
3 - Ministério da Educação. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em:
2 jun 2013.
Autora: Pollyanna Brandão
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